o Brasil é um país de contrastes, onde convivem riqueza e pobreza, violência e solidariedade, diversidade e descriminação. Essas questões são refletidas na produção cinematográfica brasileira, que busca retratar a realidade social do país com sensibilidade, crítica e criatividade. Neste post, vamos apresentar três filmes recentes que abordam temas como racismo, desigualdade de classe, educação e relações de trabalho. São eles: Branco Sai preto Fica, Que Horas Ela Volta? e Casa Grande. Esses filmes mostram como o cinema pode ser uma ferramenta de conscientização, debate e transformação social. Acompanhe a seguir uma breve sinopse e analise de cada um deles.
Branco Sai Preto Fica (2014)
Um documentário de Adirley Queiroz que mistura ficção científica e realidade para retratar um tiroteio em um baile de black music, em 1986, na Ceilândia , periferia de Brasilia.O filme mostra as consequências da violência policial e do racismo na vida de dois homens negros que ficaram com sequelas físicas e emocionais.
Branco Sai Preto Fica |
Que Horas Ela Volta? (2015)
Um filme de Anna Muylaert que conta a história de Val, uma empregada domestica que trabalha na casa de uma família rica em são Paulo e que recebe a visita de sua filha Jéssica, que vem do nordeste para prestar vestibular. O filme explora as diferenças sociais, culturais e afetivas entre as duas realidades, e as tensões entre patrões e em pegados.
Diretora: Anna Muylaert
Roteiro: Anna Muylaert e Regina Cazé
Elenco: Regina Cazé (Val), Michael Joelsas (Fabiano), Camila Márdila (Jéssica), Karine Teles(Bárbara), Helena Albergaria( Edna), Bete Dorgan (Janaina), Lourenço Mutarelli (Carlos), Luci Pereira (Raimunda)
Que Horas Ela Volta? |
Casa Grande (2014)
Um Filme de Fellipe Barbosa que narra a crise financeira e familiar de uma família rica do Rio de janeiro, Vista pelos olhos do adolescente Jean, que se apaixona por uma menina pobre da periferia. O filme, revela como a classe social determina os lugares frequentados, as oportunidades oferecidas e as relações estabelecidas na sociedade brasileira.
Esses são apenas alguns de muitos filmes que trazem esta temática da realidade brasileira.
Diretor: Fellipe Guaramano Barbosa
Diretor de fotografia: Pedro sotero
Produção: Migdal Filmes- Lafa Britz
Elenco: Tales Cavalcanti (Jean), Marcelo Novaes( Hugo), Suzana Pires ( Sônia), Bruna Amaya (Luiza), Clarissa Pinheiro (Rita), Alice Melo ( Nathalie), Sandro Rosa, Marilia Coelho, Georgina Góes, Lucélia Santos, Victor Camelo
Casa Grande |
Comentários
Postar um comentário
Obrigada por visitar o blog!